segunda-feira, 1 de abril de 2013

Smilodon populator


 Smilodon populator foi uma extinta espécie de felinos popularmente chamados de "Tigres dentes de sabre" (embora não fossem tigres) que viveu no período quaternário na época do pleistoceno, vindo a se extinguir há uns 11.000 anos atrás. Viveu na América do Sul, em lugares como Brasil, Argentina e etc.
 O Smilodon atingiu cerca de 2,6 metros de comprimento (sem a cauda) com a cauda que media 30 centímetros ele chegava a 2,9 metros. Suas pernas eram curtas embora musculosas, as pernas dianteiras eram maiores que as traseiras e esse felino chegava a medir 1,4 metros de altura nos ombros (embora existam boatos de indivíduos que chegavam a 1,6 metros de altura nos ombros e mais de 3 metros de comprimento). O Smilodon populator é sem duvida um dos maiores felinos que já existiu, teve em média de 220 a 360 kg, com os maiores indivíduos chegando a 400 kg. Estima-se que os maiores exemplares da espécie atingiam 500 kg! Sem dúvida sua característica mais marcante são seus caninos enormes, chegavam a medir 30 cm (da raiz a ponta), sendo que a parte dos caninos que se projetavam da mandíbula chegava a 17 cm.
 Estou modelando esta figura em cerâmica plástica, na escala 1:10, ficou bem grande, projetei o animal como tendo 3 metros de comprimento, mas gosto assim, dá para detalhar mais. Iniciei constituindo um esqueleto da maneira convencional com um arame bem forte, recheei a figura com papel alumínio e assim que defini a postura da figura reforcei os membros com epóxi.  Não é o primeiro animal que modelo, gosto muito, existem sites de artistas especializados em fazer estas figuras, de animais extintos, eu acho muito legal e pretendo modelar mais modelos após este, quem sabe um dinossauro, acompanhem a modelagem da figura. Vou postando o andamento da modelagem. Abraços a todos!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário