quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Duelo Pleistocênico

   América do Norte, em algum lugar, há 125 mil anos.
   Naquele momento, dentro daquela época geológica, o Pleistoceno, o clima no planeta era bastante parecido com o atual em decorrência de um resfriamento global e de uma crescente aridez do clima.
   Antigas florestas tropicais e temperadas foram gradualmente substituídas por pastagens e tundras geladas nas latitudes mais setentrionais.
   A predominância dos mamíferos já estava consolidada, inúmeras espécies de herbívoros em suas mais variadas dimensões destacando-se mamutes, mastodontes, rinocerontes lanudos, cervídeos, cavalos selvagens e muitos outros, em manadas ocupavam estas planícies em suas migrações periódicas sendo sempre observadas de perto por suas contrapartes carnívoras.
   Neste diorama acompanhamos a reconstituição de uma cena em que dois Homotherium serum perseguem um parente próximo dos atuais cavalos modernos do gênero Equus.
    O Homotherium serum foi um extinto gênero da subfamília dos Machairodontinae (felinos com dentes de sabre) que habitaram as Américas, Eurásia e África durante o plioceno até o pleistoceno (de 5 milhões à 10.000 anos atrás).
   De tamanho próximo ao dos modernos leões, o Homotherium era um felino especializado na predação dos grandes herbívoros da época, era um caçador de mamutes, sua aparências se assemelhava muito à das atuais hienas por ter patas posteriores mais curtas que as dianteiras, seus dentes caninos eram menores que as dos Smilodontes  mas se projetavam para fora da boca muito claramente.











Nenhum comentário:

Postar um comentário