terça-feira, 29 de julho de 2014

Paleoarte: GLIPTODONTE!

 Estou modelando esta figura a partir de uma encomenda. Será a reprodução da espécie extinta em uma escala 1:10 em cerâmica plástica, figura única não disponível para reprodução seriada.
 É a primeira vez que modelo uma figura com estas dimensões, uma experiência muito boa e tenho certeza que o resultado vai ser satisfatório então, acompanhem!
O gliptodonte (Glyptodon clavipes; do latim dente de pedra) é um mamífero extinto, membro da ordem Xenarthra (desdentados) família Glyptodontidae. Este animal, relacionado através de um ancestral comum com os atuais tatus, era nativo das Américas.
 O gliptodonte media cerca de 3 metros de comprimento e pesava cerca de 1,4 toneladas, sendo equivalente em forma e tamanho a um Volkswagen Fusca.
 Era um herbívoro e, pela sua constituição, depreende-se que não fosse muito ágil.
 As suas defesas contra os predadores centravam-se na sua carapaça rígida. As diferentes espécies de gliptodonte distinguem-se pelos padrões e tipos de carapaça. Durante milênios, inúmeras dessas carapaças permaneceram vazias ao longo das planícies do Rio Grande do Sul e da Argentina, provavelmente servindo de abrigo para humanos primitivos da região, uma vez possuíam cerca 4 metros de comprimento por 1,5 de altura; tamanho digno de uma barraca.
 O gliptodonte surgiu no Pliocêno na América do Sul, migrando depois para Norte, quando o istmo do Panamá uniu as Américas. Extinguiu-se há aproximadamente 10.000 anos.
(fonte: Wikpedia)

 
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Xenarthra
Família: Glyptodontidae
Gênero: Glyptodon










 






 

 

 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário