segunda-feira, 19 de março de 2012

PROJETO GORILA















 Gorilas são mamíferos primatas do gênero "Gorilla" e compartilham conosco, humanos, cerca de 98% a 99% do código genético.
 Naturais das selvas nas áreas centrais da África, os gorilas são os maiores e mais fortes primatas que existem.
 Modelei esta figura toda em polymer clay e me baseei na imagem de um gorila-da-floresta (Gorilla beringei beringei) nativos das florestas montanhosas encontradas nas República Demorática do Congo, Uganda e Ruanda. Os gorilas machos vão adquirindo uma pelagem grisalha nas costas à medida que vão envelhecendo, daí serem chamados também de gorilas "siverbacks".
 Esta figura foi realizada atendendo uma escala de 1:10 tendo 20 cm de altura  e finalizada com esmalte sintético e verniz.
 Os gorilas machos chegam a pesar até 250 quilos e atingir 2 metros de altura e à despeito de serem retratados como bestas furiosas são na verdade animais pacíficos e tímidos que aceitam perfeitamente humanos em seus grupos familiares. Gorilas são inteligentes, capazes de empregar ferramentas, de possuir uma complexa gama de formas de expressão, aprendem o que lhes é ensinado e, junto a poucas espécies como elefantes, golfinhos, chimpanzés e orangotangos, além dos humanos, são capazes de se reconhecerem em frente a um espelho. É pena que estes fantásticos seres estejam correndo risco de extinção pela destruição de seus habitats e até pela caça de filhotes e - por mais absurdo que pareça - predação para consumo de suas carnes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário