Smilodon populator foi uma extinta espécie de felinos popularmente chamados de "Tigres dentes de sabre" (embora não fossem tigres) que viveu no período quaternário na época do pleistoceno, vindo a se extinguir há uns 11.000 anos atrás. Viveu na América do Sul, em lugares como Brasil, Argentina e etc.
O Smilodon atingiu cerca de 2,6 metros de comprimento (sem a cauda) com a cauda que media 30 centímetros ele chegava a 2,9 metros. Suas pernas eram curtas embora musculosas, as pernas dianteiras eram maiores que as traseiras e esse felino chegava a medir 1,4 metros de altura nos ombros (embora existam boatos de indivíduos que chegavam a 1,6 metros de altura nos ombros e mais de 3 metros de comprimento). O Smilodon populator é sem duvida um dos maiores felinos que já existiu, teve em média de 220 a 360 kg, com os maiores indivíduos chegando a 400 kg. Estima-se que os maiores exemplares da espécie atingiam 500 kg! Sem dúvida sua característica mais marcante são seus caninos enormes, chegavam a medir 30 cm (da raiz a ponta), sendo que a parte dos caninos que se projetavam da mandíbula chegava a 17 cm.
Estou modelando esta figura em cerâmica plástica, na escala 1:10, ficou bem grande, projetei o animal como tendo 3 metros de comprimento, mas gosto assim, dá para detalhar mais. Iniciei constituindo um esqueleto da maneira convencional com um arame bem forte, recheei a figura com papel alumínio e assim que defini a postura da figura reforcei os membros com epóxi. Não é o primeiro animal que modelo, gosto muito, existem sites de artistas especializados em fazer estas figuras, de animais extintos, eu acho muito legal e pretendo modelar mais modelos após este, quem sabe um dinossauro, acompanhem a modelagem da figura. Vou postando o andamento da modelagem. Abraços a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário