Olá, voltando às réplicas, fiz este casal de dançarinos de Samba de Gafieira me baseando em fotos de casais e em minhas observações de dançarinos. Como não havia encontrado boas imagens desses casais na net, muito da dobradura da roupa eu tive que supor. No meu entendimento a dobradura da roupa e a maneira como ela se ajusta aos corpos é que traduz a sensação de movimento. Não vi isto em lugar nenhum, desenvolvi este raciocínio na prática da modelagem e na observação de outras réplicas e, modestamente, minhas impressões parecem estar corretas, me esforcei para chegar ao mais fiel possível mas foi o primeiro, está mais para "protótipo avançado"...
sábado, 24 de abril de 2010
sábado, 17 de abril de 2010
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Foto da capa
Milonga é um estilo de música tradicional em várias partes da América Latina e na Espanha. Deriva da Habanera e da Guajira cubana e flamenca, assim como o Tango. É um estilo muito popular na Argentina.
A Milonga originou-se de uma forma de canto e dança da Andaluzia, Espanha, que, nos fins do século XIX, popularizou-se nos subúrbios de Montevidéu e Buenos Aires. No Brasil a Milonga tem destaque no estado do Rio Grande do Sul, fazendo parte das tradições gaúchas. Há versões que atribuem origem africana, tanto que defendem que o termo Milonga signifaria "palavra" em banto.
Também são chamados de Milongas os bailes onde se dança o Tango e, por extensão, os locais onde esses bailes se realizam. Tradicionalmente, numa Milonga baila-se o Tango, a Milonga e o Vals Cruzado, ou Vals Argentino (uma variante da Valsa Vienense). Outros ritmos típicos que se podem encontrar numa Milonga, são Chacarera e a Salsa.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Adam Beane
Escultor americano, Adam Beane, 36, começou a esculpir em 2002! Fez trabalhos para inúmeros fabricantes de brinquedos, action figures, e, em minha opinião, o que caracteriza seu trabalho é o detalhismo e o dinamismo.
Suas criações parecem instantâneos miniaturizados da pessoa em questão. O cara é fotográfico. Vejam esse Barack Obama, só falta falar e andar sozinho. Grande talento.
Scarface, passo a passo. (1)
Não há corpo que se sustente em pé sem seu respectivo esqueleto. Então, é assim que começa. A criação da figura se inicia com "wireframe". Arame, em bom português. Assim se sabe onde começa e termina a figura; braços, pernas, tronco e cabeça já na posição estabelecida na pose definitiva, é importante que tudo seja bem dimensionado para que umas partes não fiquem mais compridas que outras afinal, o que começa errado não pode terminar certo.
(P.S.: Não repare na mesa suja...)
Scarface, passo a passo.
Inicío essa postagem como o começo de uma série etapas que levarão a mais uma criação de uma réplica de um personagem baseado em cinema. Não que eu seja um cinéfilo inveterado, mas esses personagens funcionam como um ótimo exercício para criação. E como todo trabalho que se propõem a ser bem feito, começamos com o rascunho. Me baseei em fotografias do cultuado personagem que consegui na net mesmo. Daí foi só escolher a pose que gostaria de representar e empregar a escala mais uma vez, 1/12, prá variar...
Por que essa escala? Sei lá!
Simplesmente arbitrei esse número, poderia fazer menor também (menor escala, quero dizer; quando menor a escala, maior a representação)..., um dia posso tentar, por que não? Mas por enquanto ficamos nessa fração "cabalística" mesmo.
À medida que eu for realizando as outras fases eu publico as imagens, claro.
"Scarface" é do Brian de Palma, filmado em 1983, mostra a vida de um imigrante cubano que tenta ser um barão do tráfico de drogas em Miami. Em uma impressionante interpretação de Al Pacino, um dos mais violentos filmes da década de 80...
Embalando os sábados à noite!
"Os embalos de sábado à noite", (Saturaday Night Fiver, 1977) com roteiro de John Bradham e história baseada em um artigo de Nick Cohn para o jornal The New York Times.
Tony Manero (interpretado icônicamente por John Travolta, indicado ao Oscar de melho ator) é um jovem que vive no Brooklin-NY.
Excelente dançarino, só fica feliz nos fins de semana, depois de trabalhar a semana inteira em uma loja de tintas.
Enquanto isso ele se prepara para participar de um concurso em uma discoteca ao mesmo tempo em que atravessa uma crise amorosa.
Excelente dançarino, só fica feliz nos fins de semana, depois de trabalhar a semana inteira em uma loja de tintas.
Enquanto isso ele se prepara para participar de um concurso em uma discoteca ao mesmo tempo em que atravessa uma crise amorosa.
Essa miniatura foi produzida no velho e bom "durepóxi" em escala 1:12 (14,5cm de altura) finalizado em tinta acrílica, com base no antológico pôster do filme. O epóxi, sinceramente, nem é o melhor material para fazer essas peças, mas era o que eu tinha disponível, quebra bem o galho. Os materiais mais "profissionais" como Fimo ou SuperSculpey precisam ser levados ao forno e eu disponho só de forno caseiro, ou seja, fora de cogitação, misturar comida com massa plástica!
Mas o resultado foi bom, aparentemente, julgue você mesmo!
Assinar:
Postagens (Atom)